OS FRUTOS QUARESMAIS

Os frutos quaresmais
“Voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto.13Rasgai vossos corações e não vossas vestes; voltai ao Senhor vosso Deus, porque ele é bom e compassivo, longânime e indulgente, pronto a arrepender-se do castigo que inflige.14 Quem sabe se ele mudará de parecer e voltará atrás, deixando após si uma bênção, ofertas e libações para o Senhor, vosso Deus?” Joel 2, 12-14
                          


Ao chegarmos próximos da grande festa do povo cristão, a Páscoa, devemos nos interrogar sobre nossas condutas e sobre os frutos que plantamos e adubamos nessa trajetória quaresmal e como iremos dispor para o bem de nossos irmãos e para o nosso próprio bem.
O objetivo do tempo quaresmal e nos achegamos mais próximo de Deus, rasgar o nosso coração e lembrar que somos feitos a imagem e semelhança do Criador, somos constituídos pelo amor.
Amor este que está sempre pronto a perdoar e faz novas todas as coisas e não coloca remendos nas nossas mazelas, está sempre pronto a fazer novas todas coisas, fazendo-as através do perdão.
Devemos oferecer a Deus e aos nossos companheiros nesta trajetória o fruto do período de preparação para renascermos com Cristo, e qual deve ser o fruto desse tempo no qual rasgamos nosso coração e procuramos ao Senhor?
Certamente o fruto desejado pelo Senhor é a compaixão, o perdão e amor lembremos de Jesus ao dizer no evangelho de Lucas aquela mulher diz também a nos: “Porque muito amou, muito lhe foi perdoado”.
O fruto desse tempo ao qual estamos a portas de encerrar deve ser o amor, sentimento que não olha os defeitos, não faz distinção. Jesus sendo Deus é o exemplo do amor, não escolheu os mais bem-vistos, os mais ricos ou fez distinção entre as pessoas, mas se fez o menor de todos para assim amar a todos.
A liturgia deste 5° Domingo da quaresma na sua primeira leitura do livro de Jeremias tão bem nos lembra do Deus que se faz pequeno para abraçar a todos: “Conhece o Senhor!’ Todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado”. Jr 31,34.
Que possamos dar muitos frutos e com Cristo morrer e Ele ressuscitar para uma vida nova.



Comentários

Postagens mais visitadas