Momento histórico para católicas e católicos LGBT da Arquidiocese de São Paulo

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Havia sido convocada por Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Região Sé (que abrange a área central da cidade) uma reunião que tinha como pauta o desafio da Igreja em lidar com a dura realidade deste grupo social. 
Nós, do GAPD – Grupo de Ação Pastoral da Diversidade, pudemos contar um pouco de como a iniciativa surgiu há oito anos, das dificuldades de ter um espaço para nos reunir a princípio, da procura por parte de pessoas LGBT em conflito com sua formação religiosa anterior, dos inúmeros casos de incompreensão e até de agressões por parte da família, entre outros. Enfatizamos a centralidade da Eucaristia para o nosso grupo e do desejo de realizar ações pastorais externas, algo que começou a ganhar corpo no domingo passado quando preparamos e servimos o almoço para idosos abandonados pela família, num gesto concreto de solidariedade e ajuda material e afetiva a quem mais necessita. Sabedores das situações de exclusão de LGBTs em muitas paróquias e movimentos eclesiais, o GAPD se ofereceu para mediar e assim evitar que essas pessoas abandonassem não apenas a comunidade, mas a própria fé. 
Lembramos também o grande contingente de casais homoafetivos que frequenta as missas na região central. Extremamente receptivo, Dom Eduardo mostrou-se preocupado em como dar continuidade a essa discussão, aprofundá-la, e em como dar sustentação a esse trabalho. Sugeriu – e assim foi criada – a Comissão Regional para o diálogo com a Diversidade. 
A Comissão, presidida pelo bispo que, deste modo, vai certamente se tornar referência sobre o tema, terá como secretário o Pe. Elcio e vice-secretário Loreano Goulart (do GAPD), com a participação de pastorais sociais, como a Pastoral da Mulher Marginalizada e demais membros da Arquidiocese. As duas próximas reuniões já foram agendadas. E assim, sob o influxo do Espírito Santo, caminhos e trilhas vão se abrindo para que a Boa Nova trazida por Jesus possa chegar de fato a todas e todos, sem qualquer tipo de exclusão.

Por Lula Ramires (GAPD/SP)

Comentários

Postagens mais visitadas