GAPD 10 anos

 AÇÃO DE GRAÇAS PELO 10º ANIVERSÁRIO

GRUPO DE AÇÃO PASTORAL DA DIVERSIDADE DE SÃO PAULO – GAPD/SP

“Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1Sm 7,12

Neste domingo, 1º de novembro de 2020, festa de Todos os Santos, o GAPD atinge uma marca histórica completando seu décimo aniversário. Há exatos 10 anos, o então padre James Alison residindo em São Paulo iniciou na região central da cidade, um ministério de acolhida às pessoas LGBTI+. Com esta iniciativa, lembrava que o Deus da Vida ama profundamente cada filha e cada filho que Ele mesmo criou. Desde então, um pequeno grupo se formou e foi crescendo, firme na missão de lutar para que cada pessoa possa permanecer fiel à sua própria consciência, conciliando as diferentes expressões da sexualidade humana com a fé cristã. Tornou-se assim, um espaço de acolhida para muitas e muitos que se sentem excluídas e excluídos da Igreja e seus sacramentos.

Ao longo desses anos, nossa comunidade permaneceu unida pela fé, marcada pelo grandioso sinal da Misericórdia do Senhor, a mesma que derrubou Paulo no caminho para Damasco e o converteu de zeloso perseguidor em Apóstolo a anunciar a Boa Nova de Jesus a todos os povos. É este São Paulo que dá nome a esta grande metrópole e que nos inspira a evangelizar todas as pessoas, qualquer que seja sua origem social, geográfica, cultural, racial. É esse amor misericordioso e transformador que fundamenta nossa esperança de que, em sintonia com as palavras do Papa Francisco, a Igreja seja sempre a casa aberta do Pai, onde há lugar para todas e todos que enfrentam fadigas nas periferias geográficas e existenciais. Fortalece-nos celebrar a Eucaristia que não é prêmio, mas remédio e alimento generoso a quem necessita. 

Neste marco temporal, destacamos nossa gratidão ao querido fundador do GAPD James Alison por ter acreditado e confiado na força do Espírito Santo, que conduz e renova a Igreja de Cristo nos caminhos da história. Somos igualmente gratos a tantas amigas e amigos queridos que de alguma forma contribuíram para o nosso crescimento: bispos, padres, religiosas e religiosos, mães e pais, leigas e leigos, sempre aliados na busca da inclusão plena. E claro, agradecemos profundamente a Deus pela vida e dedicação de todos os membros do GAPD neste incansável trabalho em prol da paz e do bem comum. 

Como católicas e católicos leigos, assumimos o desafio de ser comunidade e experimentar juntos a presença mística do Senhor Ressuscitado. É a nossa vivência compartilhada e animada pela fé que nos torna mais fraternos e nos une no anúncio do Reino da Justiça, da Paz e do Amor.

Como batizados, temos consciência do nosso lugar à Mesa do Senhor, da qual ninguém deve ser excluído. Seguimos com nosso desafio de perseverar na fé com alegria e fidelidade, nos colocando sempre a serviço da Igreja no mundo. E enquanto comunidade LGBTI+, seguimos acreditando e lutando por mudanças, através do diálogo, nos horizontes teológicos e pastorais da Igreja. 

Fraternalmente em Cristo Jesus na alegria da Festa de Todos os Santos e Santas,


Grupo de Ação Pastoral da Diversidade de São Paulo – GAPD

Loreano Goulart

Coordenador

Comentários

Postagens mais visitadas