Dia Mundial do Orgulho LGBT



O principal marco simbólico para o Movimento pelos Direitos Civis das Pessoas LGBT é a Rebelião de Stonewall que aconteceu em 28 de Junho de 1969.

Entre 1967 e 1969, Stonewall Inn era um bar divertido na área gay de Nova York, com ambiente muito animado e tolerante que atraía muita gente, especialmente jovens. Até que na noite de 28 de junho de 1969 a polícia invadiu o bar, o que era bastante comum na época. Alegavam vistoria na licença para a venda de álcool, pois como os homossexuais eram considerados doentes não podiam consumir bebidas alcoólicas. Mas nessa noite o público se revoltou e o motim veio seguido de violentos protestos.

Essa foi a primeira de várias noites em que a famosa rua se transformou num verdadeiro campo de batalha. Os protestos de Stonewall marcaram o começo do movimento de libertação gay que transformou a opressão do público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) em chamadas para o orgulho e a ação. Desde então o "28 de junho" é lembrado internacionalmente como o Dia do Orgulho LGBT.

Temos conseguido muitas conquistas desde então, como a retirada da Homossexualidade do catálogo de doenças pela OMS - Organização Mundial da Saúde em 17 de maio de 1990 até aprovação do Casamento Igualitário por 22 países, sendo a Holanda o primeiro a legalizá-lo ainda no ano 2000.

No Brasil, o Casamento Igualitário foi legalizado pela Justiça em 2013. E neste ano outros 3 países já tomaram a mesma decisão: México, Estados Unidos, e Irlanda, este último via referendo popular.

Apesar dos avanços, a homofobia ainda não é crime no Brasil e neste ano já são mais de 150 pessoas mortas por conta do ódio por sua orientação sexual ou identidade de gênero.

A luta continua!
#LoveWins

Comentários

Postagens mais visitadas