Hoje, o que diria João Batista aos líderes da Igreja?

"O que devemos fazer?" (Lucas 3,10-18)

A João Batista esta pergunta foi feita três vezes no Evangelho do Domingo: primeiro pela multidão, depois pelos cobradores de impostos e por fim pelos soldados. As respostas de João são dadas conforme o seu chamado ao arrependimento, no qual ele sempre instrui as pessoas a agirem com justiça para com o próximo. ÀS multidões, João responde: "Compartilhem os vossos bens em excesso." Aos cobradores de impostos: "Não sejam gananciosos." E aos soldados, ele diz: "Não roubem os bens das pessoas nem destruam as suas reputações." Me parecem instruções muito justas.

"O que devemos fazer?" é uma pergunta que todos nos fazemos em momentos de dúvidas, grandes ou pequenas. Nos perguntamos o que fazer, pois o caminho a seguir nem sempre é claro. Nesses momentos, nos voltamos aos grandes símbolos de sabedoria em nossas vidas - pessoas que admiramos e procuramos seguir - em busca de iluminação para nossas mentes e corações. E também nos voltamos às Sagradas Escrituras buscando orientação.

Eu adoraria saber como João Batista responderia essa pergunta aos líderes católicos que decidem demitir seus colaboradores por causa de sua orientação sexual, identidade de gênero ou por manterem um relacionamento com alguém do mesmo sexo. Até porque nestes casos, inevitávelmente, esses senhores devem se perguntar, mesmo que por um momento, "O que devemos fazer?"

Em vez de defender a demissão dos funcionários LGBT, eu acredito que João Batista poderia responder dizendo: "Não privem injustamente as pessoas de seus meios de subsistência" ou talvez "Julguem o trabalho de uma pessoa, não sua orientação sexual." Estas respostas me parecem mais coerentes com o que ele dizia àquelas multidões do Evangelho do que o a decisão tomada por muitos dos nosos líderes e pastores.

Somos responsáveis ​​por nossas escolhas, somos responsáveis pelas nossas respostas à pergunta "O que devemos fazer?" Boas escolhas nos ajudam a crescer em nosso relacionamento com Deus e com o próximo. Más escolhas corrompem essas relações. João prega o arrependimento por nossas más escolhas porque precisamos reparar a desarmonia que criamos através delas. Isso é um desafio permanentemente diante de nós, mas particularmente presente no tempo do Advento quando fazemos uma avaliação moral de nossas escolhas enquanto nos preparamos para o Natal.

Neste terceiro domingo do Advento, rezo para que os líderes da nossa Igreja Católica façam escolhas que respeitem a integridade e a consciência dos seus colaboradores que são gays e lésbicas, e também para que alguns desses nossos líderes façam as pazes com seus funcionários que foram injustamente demitidos. E rezos por vocês e por mim, para que tenhamos a sabedoria e a coragem para fazer boas escolhas e nos arrepender das más.

-Mateus Myers, New Ways Ministry

Tradução de Lucas Paiva para o blog do Grupo de Ação Pastoral da Diversidade

Publicado originalmente em https://newwaysministryblog.wordpress.com/2015/12/13/what-would-john-the-baptist-say-to-church-leaders-today/

Comentários

Postagens mais visitadas